governança
Transparência e integridade

O Instituto Yarandu é uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, independente, que tem como missão contribuir para a universalização do saneamento no Brasil, por meio da promoção da inovação e da educação para o desenvolvimento sustentável.
O Instituto Yarandu vem para contribuir com o setor para a valorização da água como o recurso natural mais indispensável à vida, bem como para contribuir para a universalização do saneamento no Brasil.
Conselho de Administração

Fernanda de Arruda Camargo
Presidente do Conselho
Wright Capital
Tem 28 anos de experiência no mercado financeiro, é idealizadora e sócia co-fundadora da Wright Capital Gestão de Patrimônio, foi sócia da Vinci Partners e da Gávea Arsenal Gestão de Patrimônio. Trabalhou na tesouraria e área de mercado de capitais do Standard Bank e Deutsche Bank no Brasil e no private bank da Merrill Lynch em São Francisco, Califórnia.
É Presidente do Conselho do Instituto Yarandu, foi uma das fundadoras do Instituto LiveWright, é membro do Conselho da ONG Atletas pelo Brasil. Cursou Economia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

Joao Roberto Rocha Moraes
Conselheiro

Maria Brant
Conselheira
Instituto Iandé
Maria é formada em relações internacionais pela PUC-SP, mestre em direitos humanos pela LSE (London School of Economics and Political Science) e doutora em relações internacionais pela USP. Integrou os conselhos da Oxfam Brasil e da Oxfam Internacional.
Maria também tem experiência como jornalista no Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, onde atualmente edita uma coluna sobre desigualdades.

Maure Pessanha
Conselheira

Luana Siewert Pretto
Conselheira
Luana Siewert Pretto é engenheira civil e Mestre em Engenharia Civil formada pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Em sua carreira profissional, Luana atuou como Diretora na Secretaria do Meio Ambiente da cidade de Joinville (SC), esteve como engenheira concursada na CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), e foi Diretora Técnica e Presidente na Companhia de Saneamento Básico Águas de Joinville. No terceiro setor, desde 2021, Luana atuou como Diretora de Relações Institucionais e Governamentais na ASFAMAS (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento).
Atual Presidente Executiva, do ITB (Instituto Trata Brasil).

Carlos André Gonçalves Pereira
Conselheiro
Em 21 anos de atuação profissional acumulou experiências profissionais e humanas em realidades de territórios e ecossistemas de setores diversos, ONG’s, projetos públicos de dois ministérios (Produzir/ Desenvolvimento Regional/Ministério da Integração Nacional e Território da Cidadania/Ministério do Desenvolvimento Agrário).
Atuou com ensino para públicos da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio/técnico (EFA Agroecológica de Araçuaí, Hagrogemito/Instituto São José e IFNMG/Campus Araçuaí) e graduação em instituições privadas (Quaresma e Melgaço/UNOPAR Araçuaí) e públicas (UAB/UFMG e IFNMG - Campus Araçuaí/MG) em sistema presencial, alternância e EAD.
Tem vivência em extensão rural com experiência de campo em assentamentos de reforma agrária, Unidades de Conservação ( APA), Reservas, Comunidades Ribeirinhas, Áreas Quilombolas, comunidades extrativistas, áreas atingidas pela mineração, áreas sobre impacto de ferrovia, etc.
Tem experiência em educação popular, meio ambiente, construções rurais, saneamento rural, monitoramento participativo em qualidade de água e metodologias participativas (DRP- Diagnostico Rápido Participativo), produção (horticultura, fruticultura, campos produtivos, produção de mudas, apicultura, associativismo, etc. Tem experiência em Agroecologia: Agricultura Orgânica e Permacultura.
Tem experiência ainda em Diagnóstico, Desenho, Implementação, Monitoramento e Avaliação de Projetos e em elaboração de planos comunitários humanitários de emergência diante de catástrofes ambientais).
Atuou como consultor técnico na área de Agronomia Sustentável e meio ambiente, já tendo realizado trabalhos como Procedimentos de CAR – Cadastro Ambiental Rural, licenciamento ambiental, Outorga de Uso de Água, Uso Insignificante e descaracterização de imóveis urbanos e rurais, projeto de habitação rural (PNHR).
Tem experiência com representação institucional desde Grêmio Escolar, Centro Acadêmico, Conselho técnico de graduação, Conselheiro de Apa Chapada do Lagoão, Membro do Fórum de Convivência com o Semiárido do Vale do Jequitinhonha, Inspetoria (Secretário) do CREA em Araçuaí MG, CPorg MA – Comissão de Produção Orgânica do MA, etc.
Tem experiência em realização de palestras, mesas redondas, oficinas, dias de campo (atuação com conteúdos e organização). Tem facilidade em trabalhar em equipes diversas, em ambientes diversos e vivências em lugares diversos, já tendo atuado em realidades de alguns estados do país (MG, SP, ES, PI, AM, RJ, DF, PE, BA, CE, MA) e uma vivência internacional curta em intercâmbio técnico na Universidade de Auburn no Alabama/USA.
Tem experiência com monitoramento participativo de qualidade de água, sistemas comunitários de água e sistemas de tratamento de esgoto rurais com foco em educação ambiental.
Gosta de viajar “A sua avó dizia, meu filho, vocês tem que ser lidos e corridos” estudar e conhecer lugares, culturas. As experiências, contatos com outras culturas são fundamentais para crescimento, resignificação, respeito a diversidade.
Gosta de música e arte em geral, A música nos ajuda a sintonizar, nos reorganiza, ativa a energia promove o sorriso.
Gosta de natureza, botânica e geografia, o turismo oportuniza encontros e vivências. Gosta de jardinagem, horticultura, agrofloresta biodiversidade.
Acredita na educação, ensinar é a melhor forma de aprender e dar sentido para o conhecimento.
Gosta de dirigir, pegar estrada, off Road. A liberdade de ir e vir nos permite refletir, pensar o futuro, viver o presente, encontrar e reencontrar.
Gosta de família, estar junto, cantar, resenhar, viajar, comer. A aldeia familiar é um espaço vivo e pedagógico, uma pequena sociedade de diferentes conectada pelo bem comum. Um espaço de cuidado, amor, carinho, aprendizado.
Entende que precisamos de boas causas e coloca sua caminhada e experiência profissional e humana a serviço de bons projetos que tragam impacto positivo para as comunidades e seus territórios.

Anna Carolina Aranha
Conselheira
Carolina Aranha atuou por quase 20 anos em áreas como desenvolvimento de novos negócios, marketing, planejamento e comunicação em empresas como Credicard, Telefonica e Microsoft.
Em 2011 fundou a Consultoria Impactix, especializada em fomentar o ecossistema de impacto socioambiental no país.
Nesse mercado vem atuando em projetos como estruturação de fundos de investimento de impacto, desenvolvimento de estratégias de impacto socioambiental/ ESG para grandes empresas, Fundações e Institutos e realização de projetos estruturantes no setor como o FORImpact e ESG Portfolio Migration (ICE). Desde então já mentorou mais de 70 startups em desenvolvimento de modelos de negócio, planejamento estratégico e negociação com investidores.
Carolina também foi co-fundadora da Pipe Social, a maior plataforma de negócios de impacto da América Latina e suportou, como mentora, diferentes aceleradoras como Acelera Partners (Microsoft), Inovativa (MDIC, Sebrae e CERTI), Endeavor, SP Stars, Social Good e programas como Startup Brasil. Além de investidora tem também atuação como membro de Conselhos de empresas (Catraca Livre, Sumá, MDIC (Pipe), Climate Ventures entre outros).
Carolina é formada pela ESPM, com pós-graduações em Business pela U.C. Berkeley, International Business pela U.C.L.A., bolsista no programa de Venture Capital de Stanford University e pós em Finanças Sustentáveis pela Universidade de Cambridge (CISL).
Equipe

Mariana Martinato
Diretora Presidente
Instituto Yarandu

Muriel Lana Bocayuva
Coordenadora de Operações
Instituto Yarandu